UJVP abre calendário de rematrículas para alunos veteranos em 2026
10 de janeiro de 2026
Poco c75
UJVP anuncia sorteio com smartphone, hoverboard e ingressos para o Beach Park e Circo do Tirú
28 de janeiro de 2026

Projeto Acolher retoma atividades de 2026 com grande ação de cidadania no bairro Farias Brito

26 de janeiro de 2026

O Projeto Acolher, iniciativa da Secretaria da Proteção Social (SPS) em parceria com o Governo do Estado e instituições da sociedade civil, marcou o início de seu calendário de 2026 na última sexta-feira (23). A primeira edição do ano aconteceu na Praça Farias Brito, mobilizando centenas de moradores em busca de serviços gratuitos de saúde, cidadania e inclusão.

A ação contou com a presença do Secretário Executivo de Políticas sobre Drogas e Cidadania, Caio Cavalcanti, que acompanhou de perto o fluxo de atendimentos. O projeto reafirma seu compromisso de levar assistência básica diretamente às comunidades, facilitando o acesso a direitos fundamentais.

Parceria Estratégica e Impacto Social

Um dos pilares da execução do projeto é a colaboração com a UJVP, que atua como parceira do poder público para viabilizar o alcance das ações semanais. A presença da instituição reforça a capilaridade do projeto e a qualidade técnica dos serviços oferecidos à população.

Para Eloisa Menezes, presidenta da UJVP, a continuidade dessa parceria em 2026 é um marco para a instituição:

“Temos um imenso orgulho de fazer parte desta iniciativa. Estar no Projeto Acolher nos permite expandir nosso know-how e a expertise que já temos com a nossa comunidade para diversos outros territórios do Ceará, fortalecendo a rede de apoio a quem mais precisa“, destaca a presidenta.

“Temos um imenso orgulho de fazer parte desta iniciativa. Uma das coisas mais interessantes do Projeto Acolher é que os serviços vão até a comunidade, o que facilita muito a vida de quem precisa. Estar aqui nos permite expandir nosso know-how e a expertise que já temos com o nosso público para outros lugares do Ceará”, finaliza Eloisa Menezes.

Durante todo o dia, os moradores tiveram acesso a uma estrutura completa de serviços que inclui desde a emissão de documentação básica, como a Carteira de Identidade Nacional (CIN) pelo Caminhão do Cidadão, até orientações jurídicas e atendimentos de saúde, abrangendo consultas odontológicas, serviços psicossociais e cuidados com o bem-estar animal, como vacinação antirrábica e encoleiramento.

No campo da capacitação, houve o encaminhamento de jovens para cursos de qualificação profissional e para o primeiro emprego, enquanto a assistência comunitária foi garantida com a atualização do Cadastro Único (CadÚnico), cortes de cabelo e atividades lúdicas voltadas para o público infantil.”

As ações do Projeto Acolher ocorrem semanalmente, tradicionalmente às sextas-feiras, em diferentes pontos do estado, integrando órgãos como a Defensoria Pública, TRE, Cagece e prefeituras locais.

Projeto Acolher retoma atividades de 2026 com grande ação de cidadania no bairro Farias Brito
Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao utilizar este site você concorda com nossa Política de Proteção de Dados.
Leia Mais