“Ritmos, cores e encantos” é o nome da coleção colaborativa de moda autoral, fruto de um processo formativo que vem capacitando, desde o início de 2021, um grupo de 45 mulheres. Chamado de FAZ TEU NOME, o projeto contempla integrantes de três associações que atendem mulheres cis e transgênero, negras e periféricas em situação de vulnerabilidade social: a Associação Arte Costura e a Casa de Andaluzia, ambas de Fortaleza, e o Quilombo do Cumbe, de Aracati.
As integrantes do projeto foram selecionadas através de um edital. Depois, passaram a receber uma fundamentação teórica na área de moda. O processo se iniciou com aulas e oficinas nas áreas de Direitos Humanos, Empreendedorismo Social e Marketing Digital. Em seguida, na experimentação prática, todas receberam mentoria em moda com a estilista Silvânia de Deus e passaram a estudar todas as etapas para elaboração de peças, desde a criação até a negociação com lojas colaborativas.
Por conta da pandemia do coronavírus, o conteúdo teórico foi apresentado online através de encontros diários ao vivo. Já a prática presencial respeitou os decretos vigentes e todas as normas de saúde e segurança. Esse processo envolveu cerca de 80 profissionais, entre técnicos e professores. Foi levada em consideração a equidade de gênero e também a priorização de pessoas negras e LGBTQIA+ durante a contratação.

“Todas as peças vão ser apresentadas por suas autoras. Ou seja, é uma experiência nova, como se fossem vários estilistas ao mesmo tempo numa única passarela. É um trabalho lindo de ressignificar corpos, de levar a criatividade como uma arma para transformar vidas. Tem beleza e muito afeto envolvido”, conta Silvânia de Deus. “Vale ressaltar também esse tempo cheio de desafios por conta da pandemia. A gente conseguiu transformar tudo isso em arte. Quem for ao desfile vai participar de uma grande celebração”.
“O desfile é uma oportunidade para apreciar looks feitos por mulheres criativas e com grandes histórias de lutas. Será uma explosão de cores e sentimentos!”, revela Javier Garcia, coordenador da Casa de Andaluzia, uma das organizações parceiras.
Realizado pela União de Jovens do Vicente Pinzón (UVJP), o projeto FAZ TEU NOME é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura do Ceará, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal No 14.017, de 29 de Junho de 2020 (Lei Aldir Blanc). Criada em 2009, a UJVP realiza diversos projetos sociais na região do grande Vicente Pinzón e tem em seu portfólio cursos profissionalizantes na área de moda para mulheres negras e para a população LGBTQIA+, oferecidos em rede com associações parceiras.
SERVIÇO
Desfile FAZ TEU NOME
Quando: 21 de agosto de 2021, 17h
Local: Clube dos Empregados da Petrobrás (Av. Dioguinho, 5530 – Praia do Futuro, Fortaleza – CE)
Observação: Desfile fechado para convidados