OLÁ!
SOMOS A UJVP
A Associação União de Jovens do Vicente Pinzon (UJVP) é uma associação civil, de direito privado sem fins lucrativos. Surgiu a partir da discussão de um grupo de jovens e educadores da região do Vicente Pinzon que trabalhavam com esse público. Em abril de 2009 foi legalmente instituía a entidade.
A mudança da realidade da região do Vicente Pinzon, que vive em meio a pobreza e outros problemas sociais gritantes, incentivou o grupo de pessoas a se reunirem e assim constituírem a associação, lutando pela melhoria de vida de jovens que vivenciam cotidianamente problemas com gravidez, falta de emprego, drogas, prostituição e outras violências Nossa missão é contribuir para a transformação e formação social, educacional e cultural de jovens para que eles possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
NOSSA IDENTIDADE
O QUE PENSAMOS
MISSÃO
Promover ações sociais orientadas ao desenvolvimento humano. Atuando na comunidade por meio do fortalecimento de políticas públicas, sociais educativas, culturais, esportivas e socioambientais.
VISÃO
Ser referencia no estado como instituição que favorece a transformação das pessoas por meio da educação, cultura, esporte e meio ambiente.
VALORES
Respeito à Diversidade Sexual; Étnica e Religiosa, Transparência, Cultura de paz, Cidadania, Democracia, Solidariedade, Garantia de direitos e ao Profissionalismo.
ujvp
IMPACTO SOCIAL
anos de atuação
famílias atendidas diretamente
famílias indiretamente impactadas
produzidas e distribuídas diariamente
litros de leite distribuídos mensalmente
nossa comunidade
A REGIÃO DO GRANDE
VICENTE PINZÓN
Localizado na periferia da cidade de Fortaleza, Ceará, o Grande Vicente Pinzón tem cerca de 50 mil habitantes e engloba Serviluz, Mucuripe, Castelo Encantado, Cais do Porto e parte da Praia do Futuro. A regiáo possui um Índice de Desenvolvimento Humano baixo (0,331) e está entre os bairros com o maior índice de violência – incluindo o feminicídio – da capital cearense, segundo o Mapa da Criminalidade e da Violência em Fortaleza, elaborado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

NOSSO TIME

MÁRCIO
ARTICULADOR COMUNITÁRIO DA UJVP

VITÓRIA
GESTORA DE PROJETOS DA UJVP

ANTÔNIO JOSÉ
ARTICULADOR INTERNO DA UJVP

JOICE
ATENDIMENTO AO PÚBLICO DA UJVP

RAISSA
ASSISTENTE SOCIAL DA UJVP

ANDRESSA LÔ
PSICÓLOGA DA UJVP
NOSSA INSPIRAÇÃO
PADRE JOSÉ NILSON
José Nilson de Oliveira Lima foi pároco do Mucuripe por 50 anos, destacando-se como educador e defensor dos moradores do Vicente Pinzón e arredores. Ele construiu o primeiro colégio do bairro, oferecendo educação gratuita a muitas crianças. Atuou na transformação do Farol, antiga zona de prostituição, e, como pescador, apoiou os jangadeiros na busca por profissionalização e seguridade. Faleceu aos 88 anos devido à falência múltipla de órgãos.
Nascido em 5 de junho de 1922, em Coité (atual Aratuba), filho de Isabel Oliveira Lima e Adolfo da Silveira Lima, José Nilson foi ordenado sacerdote aos 25 anos. Durante sua trajetória, foi diretor de colégios, professor, capelão, e desempenhou diversos papéis em Fortaleza e outras localidades.
Chegou ao Mucuripe em 1950, encontrando uma comunidade isolada e marcada por dificuldades sociais e urbanísticas. Acompanhou mudanças que impactaram os moradores, como a expulsão da população da Rua da Frente (hoje Avenida Beira-Mar) para o Serviluz.
