Doação da Petrobras viabiliza laboratório de informática na UJVP
6 de fevereiro de 2026
No coração do bairro Vicente Pinzón, em Fortaleza, um novo capítulo de esperança, aprendizado e transformação social está sendo escrito. A União de Jovens Vicente Pinzón (UJVP) vive um momento histórico desde que recebeu, no final de 2025, vinte computadores da marca Positivo, doados pela Petrobras. A iniciativa tornou possível a criação do tão sonhado laboratório de informática, além de fortalecer setores administrativos da instituição.
O recebimento dos computadores é resultado da inscrição da UJVP na chamada pública da Petrobras para doação de notebooks a organizações sem fins lucrativos, voltada para instituições localizadas em áreas de abrangência das operações da empresa. Mais do que equipamentos, a ação trouxe oportunidades reais de mudança.
“Estamos muito felizes com a contemplação. A gente tinha uma sala destinada para a informática, mas não tínhamos os notebooks. Agora está sendo possível realizar as capacitações”, comemora Eloisa Menezes, presidente da UJVP.
Com o novo laboratório, a UJVP deu um salto importante na melhoria da infraestrutura tecnológica, promovendo a inclusão digital e fortalecendo ainda mais sua atuação comunitária. Para muitos jovens da comunidade, esse é o primeiro contato com computadores modernos e com uma formação estruturada na área de tecnologia.
Durante a entrega simbólica dos equipamentos, a representante da Petrobras destacou a importância social da iniciativa.
“Esperamos que esses equipamentos contribuam para a melhoria da infraestrutura tecnológica, a promoção da inclusão digital e o fortalecimento institucional das associações. Essa é a primeira vez que conseguimos trazer essa iniciativa para cá, para o Ceará”, afirmou Larissa Bitu, do setor de Responsabilidade Social da Petrobras LUBNOR.
O impacto da doação já pode ser sentido na prática. O primeiro curso oferecido no laboratório é o de Informática Avançada, com aulas iniciadas no dia 2 de fevereiro. Ao todo, 19 jovens e adultos participam da formação, que acontece de segunda a sexta-feira, ao longo de cinco semanas.
O curso é totalmente gratuito. Além das aulas, os participantes recebem uniforme, lanche garantido e certificação ao final. As aulas são ministradas pelo professor Anderson, que acompanha de perto o desenvolvimento dos alunos.
A formação é oferecida pelo Governo do Ceará, através da Secretaria das Mulheres do Ceará e do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), fortalecendo a rede de apoio e oportunidades para a juventude da periferia.
“Esse curso é o pontapé inicial de um trabalho muito maior que a UJVP pretende desenvolver aqui no laboratório de informática. Antes mesmo do início das aulas, fizemos uma busca ativa na comunidade e chegamos, inclusive, a criar uma lista de espera. Elaboramos uma sondagem para entender se realmente teríamos público, e a resposta foi extremamente positiva. Isso mostrou que a comunidade tem sede de conhecimento e que estamos no caminho certo”,destaca Wisleidia Girão, coordenadora de atividades da UJVP.